Atuação

Confiança, Inovação e Sustentabilidade

Um escritório que possui atuação nacional nas áreas do Direito Público, da Infraestrutura, Regulatório e Urbanístico, atuando especialmente na estruturação e gestão de contratos de concessões e parcerias público-privadas, em diversos setores como transportes, saúde, urbanismo, rodovias, educação, iluminação pública, entre outros.

Concessões e parcerias público-privadas

A participação do setor privado na implantação e na gestão dos projetos de infraestrutura é cada vez mais uma alternativa racional e atraente para a prestação de serviços com qualidade e eficiência. As concessões e PPPs favorecem a captação de investimentos privados para o financiamento de infraestruturas e serviços geradores de receitas próprias. Além disso, viabilizam a adoção no setor público de técnicas modernas e inovadoras de gestão, trazidas pelo parceiro privado. Outra vantagem é o foco nos resultados, pois o concessionário é remunerado em função de indicadores de desempenho previamente estabelecidos.


O escritório trabalha na estruturação de concessão e PPP, visando sempre assegurar adequada preparação dos projetos a serem licitados, abertura da concorrência para o maior número possível de interessados e segurança jurídica para o concessionário.


Nossa experiência inclui ainda, parcerias público-privadas para a construção e operação dos serviços não finalísticos de estabelecimentos de saúde e de ensino. Enquanto o Estado aumenta seu foco na prestação de serviços diretos à população, por meio de professores, médicos, enfermeiros e outros, os parceiros privados assumem a construção, manutenção e operação das edificações, dos equipamentos e dos insumos necessários.

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Parques e Áreas Verdes

As áreas verdes são espaços urbanos fundamentais para a qualidade de vida da população. Elas propiciam contato com a natureza, lazer, esporte, cultura e encontro entre as pessoas. Além disso, cumprem importantes funções ambientais e de resiliência, como a mitigação da poluição atmosférica, a redução da temperatura e a retenção de águas das chuvas.


Muitos parques e praças se encontram, no entanto, abandonados ou malconservados, representando, pelo contrário, um foco de problemas para a vizinhança e um ônus para as finanças locais.


A crise fiscal que atinge a todos os entes federativos impõe o desenvolvimento de soluções criativas para a gestão das áreas verdes públicas. A sustentabilidade ambiental precisa estar aliada à econômica.


A modelagem jurídica dessas soluções envolve desde a exploração de estruturas internas aos parques, como restaurantes, espaços para a prática de esportes até a identificação do potencial de geração de receitas da cobrança por estacionamento e publicidade.

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Saneamento

O saneamento básico, ao lado da energia elétrica e da iluminação pública, compõe a principal infraestrutura constitutiva do desenvolvimento urbano. Toda edificação deve estar conectada às redes de abastecimento de água tratada, esgotamento sanitário e drenagem de águas pluviais, assim como atendida pelo serviço de coleta de resíduos sólidos.


O novo marco regulatório do setor, abre esse enorme mercado ao setor privado, pois exige que os serviços sejam prestados em regime de concessão precedida de licitação, eliminando, assim, o monopólio das companhias estaduais. Além disso, cria condições para que essas companhias seja privatizadas caso haja interesse do governo estadual.


O novo marco incentiva também a formação de unidades regionais de prestação dos serviços, constituídas por mais de um município, com vistas à obtenção de economia de escala.


Nosso time esteve envolvido diretamente na formulação do novo marco regulatório do saneamento básico e se encontra em condições de contribuir para sua implementação, mediante a formação de estruturas de governança regionais, a modelagem de processos licitatórios para a seleção dos novos concessionário ou a estruturação de desestatizações de empresas públicas. 

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Mercados Públicos

Equipamentos tradicionais nas cidades brasileiras, os mercados municipais agregam atributos culturais, históricos, de segurança alimentar, conveniência e gastronomia, fazendo parte do imaginário do povo.


A boa localização desses equipamentos, associada a novas oportunidades de negócios, cria condições para a celebração de parcerias entre o poder público e o setor privado com vistas à a preservação dos elementos tradicionais e, ao mesmo tempo, para a adaptação de seu uso para o estilo de vida contemporâneo.


O alcance desses resultados depende de um trabalho jurídico coeso, que garanta que os instrumentos de licitação e contratação estejam adequadamente formatados para viabilizar os investimentos necessários à manutenção dessa tradição em nossas cidades em harmonia com a evolução dos hábitos de consumo, lazer e turismo.

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Planos Diretores

Operações Urbanas

 Concessões Urbanísticas

Land Value Capture

Iluminação Pública

 Smart Cities

Cidades

Contando com currículos de destaque e experiência internacional na área de Direito Urbanístico, MVIANA  Advogados atua no desenvolvimento, estruturação e implantação de planos, projetos e programas urbanos, em especial:


  • Planos Diretores


Instrumento básico da política urbana, obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, é a peça fundamental para a promoção do ordenamento territorial, para a definição das regras de uso e ocupação do solo de uma cidade, para a instrumentalização do financiamento do desenvolvimento urbano e para a viabilização de projetos urbanísticos em regime de parceria com o setor privado, tais como operações urbanas e concessões urbanísticas.


O escritório atua em todas as fases da elaboração de um plano diretor, participando da definição de seu conteúdo em colaboração com equipes multidisciplinares, orientando e acompanhando os processos participativos, assessorando na interação com o Ministério Público, a Defensoria Pública e os Tribunais de Contas, desenvolvendo minutas de projetos de lei e dando suporte a todo o processo legislativo até a sanção pelo Poder Executivo.


  • Operações Urbanas


Desenvolvemos a modelagem jurídica de operações urbanas, que são projetos urbanísticos realizados por intermédio de parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Consistem na modificação das regras de aproveitamento de terrenos em perímetros determinados do município mediante contrapartida dos empreendedores privados, que é destinada à execução de um programa de melhoramentos urbanos (habitação, mobilidade urbana, praças e parques, equipamentos públicos, entre outros). Tais projetos aumentam a capacidade dos municípios de promover a qualificação de seus territórios e de investir recursos financeiros nas políticas urbanas. 


  • Concessões Urbanísticas


A concessão urbanística é uma concessão que tem um objeto específico, que é a realização de obras que impliquem melhoramentos no espaço urbano de maneira que extrapole as obras em si. Inclui ainda um regime que incide sobre os terrenos que podem ser objeto de desenvolvimento imobiliário, introduzindo mecanismo que autoriza o concessionário a realizar empreendimentos no perímetro da área da concessão como forma de financiar a infraestrutura prevista em um plano específico.


O escritório possui notória especialização na modelagem de projetos dessa natureza, possuindo em sua equipe profissionais que atuaram diretamente na experiência pioneira do município de São Paulo.


  • Land Value Capture (Captura de valorização imobiliária)


Trabalhamos com a estruturação jurídica e urbanística de instrumentos que permitem ao poder público ampliar a capacidade de autofinanciamento dos projetos de infraestrutura.


Trata-se de mecanismos que permitem a captura de valor imobiliário gerado pela regulação urbanística e pelos investimentos públicos. Entre eles estão a outorga onerosa do direito de construir, a transferência do direito de construir, a contribuição de melhoria, o reparcelamento do solo (land readjustment), os Certificados de Potencial Adicional de Construção – Cepacs – e a constituição de Fundos de Investimento Imobiliário – FII –, como meio de criar arranjos jurídicos que facilitem a solução de questões fundiárias e dominiais complexas.


As estratégias de captura de valor não se limitam a projetos imobiliários, podendo abranger mídia exterior, naming rights e outros meios que o monopólio municipal do ordenamento territorial e da paisagem conferem para a celebração de parcerias que visem à gestão de espaços públicos, à conservação, à manutenção e à zeladoria de praças e parques, à instalação de mobiliário urbano (bancas de jornal, relógios, parklets, quiosques, abrigos de ônibus etc.) e ao financiamento das estruturas e serviços urbanos em geral.


  • Iluminação Pública


Somos o escritório de advocacia que reúne o maior número de pontos de iluminação pública em projetos de parceria público-privada com esse objeto no país: mais de um milhão de luminárias com tecnologia LED.


As parcerias público-privadas – PPP – de iluminação pública – IP –  têm contribuído com o aumento da segurança urbana e viária, com a melhoria da ambiência noturna das cidades, com a redução da emissão de gases causadores de efeito estufa, com a diminuição do consumo de energia elétrica e têm possibilitado ainda a convergência de outros equipamentos e comodidades a partir da substituição do parque de IP.


Podem ser alavancados com a modernização da infraestrutura de iluminação a prestação de serviços de acesso à internet (hotspots), assim como de videomonitoramento de tráfego e dos logradouros, visando à promoção de sua segurança.


  • Smart Cities


As tecnologias da informação e da comunicação têm redefinido a forma como as cidades são administradas. Se no passado essas tecnologias dependiam de investimentos vultosos em equipamentos, como sensores e câmeras de vídeo, atualmente os próprios celulares tornaram-se fontes de dados georreferenciados, em grande escala, com base nos quais aplicativos têm propiciado inovações em áreas como mobilidade urbana, alimentação e segurança pública.


Esse processo tende a se acelerar à medida em que se disseminam infraestruturas de fibra ótica e de telefonia celular em 5G, que oferecem a transmissão de dados em banda larga, que viabilizam a troca de informações entre máquinas e equipamentos – internet das coisas.


A cidades inteligentes aproveitam essa revolução tecnológica para a produção, o tratamento e a disponibilização em massa de dados (big data), não apenas para os órgãos públicos, mas também para os cidadãos e as empresas.


Assim, abre-se a possibilidade de se acompanhar em tempo real indicadores de desempenho e qualidade de vida urbana, assim como os planos e projetos vigentes no território municipal. Os portais de informação georreferenciados, já adotados em muitos municípios, são um exemplo do potencial de transparência e participação cidadã a ser explorado.


O uso eficiente das infraestruturas existentes, mediante a precificação dinâmica de serviços, permitirá direcionar a demanda para os períodos de maior ociosidade, reduzindo, assim, os horários de pico, com base nos quais se planejam os investimentos futuros. Favorece-se, assim, uma urbanização mais compacta, não há desperdício de infraestruturas, com impactos favoráveis para a qualidade de vida e redução de despesas públicas.


Acompanhamos atentamente todos os avanços conceituais e técnicos sobre o tema, a fim de identificar os modelos jurídicos e institucionais capazes de absorver e traduzir para cidadania essas intensas transformações e inovações tecnológicas, propiciando aos gestores públicos conhecer melhor a realidade social e tomar decisões mais rápidas, precisas e bem-informadas.

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Fundos de Investimento Imobiliário – FII

Os imóveis representam grande parte do patrimônio das pessoas, das empresas e dos entes públicos. Seu aproveitamento econômico, no entanto, ainda está preso a um sistema ineficiente de registro e negociação, que reduz a liquidez e impede o aproveitamento de oportunidades.


Os fundos de investimento imobiliário são uma forma moderna de gestão de ativos imobiliários, que integra os mercados imobiliário e financeiro, propiciando transparência, segurança, liquidez e agilidade aos investimentos imobiliários. Os imóveis incorporados ao fundo são administrados por profissionais especializados. O patrimônio dos fundos pode se limitar a um único imóvel ou abranger uma carteira de imóveis, assim como títulos lastreados em imóveis, como letras de crédito imobiliário (LCI), letras hipotecárias (LH), cotas de outros FII, certificados de potencial adicional de construção, (CEPAC), certificados de recebíveis imobiliários (CRI). As cotas dos fundos, por sua vez, podem ser adquiridas por investidores institucionais ou diretamente por pessoas físicas, em volumes suficientemente pequenos para contemplar todas as classes sociais.


Os fundos de investimento imobiliário são o veículo ideal para desenvolver imóveis de grande porte, que não teriam liquidez no mercado imobiliário, pois recursos podem ser captados pela própria emissão de cotas, que podem ser negociadas em bolsa de valores.


Mais recentemente, a legislação passou a admitir a constituição de fundos com bens públicos, o que poderá viabilizar o aproveitamento econômico de milhares de imóveis ociosos em todo o país, contribuindo assim tanto para a geração de receitas públicas quanto para o cumprimento da função social da propriedade.


O escritório possui um trabalho compreensivo na estruturação e apoio à gestão de FII, incluindo a representação perante a Comissão de Valores Mobiliários – CVM – e a redação dos regulamentos, matrizes de risco e das políticas de investimento.


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Verificação Independente

Nossa vocação estende-se para além da estruturação jurídica de projetos públicos e privados. A complexidade dos contratos nos diversos ramos da infraestrutura e do desenvolvimento urbano requer trabalhos altamente especializados para o seu acompanhamento.


A figura do Verificador Independente foi criada para auxiliar o poder concedente no monitoramento da qualidade dos serviços prestados à sociedade e é capaz de garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelos concessionários, trazendo como resultados a alta performance dos projetos e economias significativas para os contratantes.

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Apoio à gestão pública

Com experiência acumulada em serviços jurídicos prestados à Administração Pública em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, em todos os níveis de governo, o escritório oferta soluções inovadoras e customizadas para auxiliar governos a estruturar, financiar, implantar e gerir políticas públicas e projetos de infraestrutura e de urbanismo.


Como forma de perenizar os resultados dos projetos estruturados e atrair investidores a partir do diferencial de credibilidade dos serviços prestados pelo escritório, incluem-se em nossos propósitos atuar de forma a garantir estabilidade às relações jurídicas, segurança aos instrumentos de contratação e parceria celebrados com a administração pública, transparência aos procedimentos e atos administrativos necessários à modelagem e à execução dos contratos.

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Financiamento de projetos sustentáveis

Promovemos o alinhamento estratégico de projetos a agendas de sustentabilidade, em especial, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, adotados por quase 200 países em Assembleia-Geral da Organizações Unidas.


Há uma crescente tendência no mercado à maior adesão de entidades públicas e privadas e dos cidadãos em geral a projetos e produtos que se diferenciem por sua sustentabilidade, como a expansão de energias renováveis, a promoção e a preservação do meio ambiente, o consumo responsável e à adequação às mudanças climáticas.


Em razão disso, têm crescido os investimentos e a disponibilidade financeira do mercado para ações com essa característica, por meio de títulos verdes (Green Bonds) ou créditos verdes. Nesse tipo de investimento, investidores(as) conectam empresas a projetos relevantes.


Temos expertise no reconhecimento de oportunidades para o incremento da financiabilidade de projetos sustentáveis e na promoção de sua conformidade às molduras regulatórias e institucionais existentes.

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Licitações e contratos governamentais

Segundo dados divulgados pelo Instituto de Políticas Aplicadas – Ipea – as compras públicas correspondem em média a cerca de 12% do produto interno público. Assim, é inegável a importância desse mercado tanto para o setor público quanto para o privado


A assessoria jurídica em licitações e contratos governamentais pretende por um lado qualificar o setor público na condução mais eficiente e assertiva dos procedimentos licitatórios e dos respectivos contratos públicos, com a capacitação dos gestores para a adequada aplicação da legislação, notadamente em relação ao recente arcabouço regulatório trazido pela Lei Federal 14.133/2021.


Por outra perspectiva, objetiva-se responder às necessidades dos interessados em ser contratados pelo Estado, alcançando desde a análise anteriores à sessão pública, orientação em todas as etapas do processo licitatório, formulação de pedidos de esclarecimentos e impugnações, eventuais ações judiciais e a formulação de pleitos durante a execução dos contratos.

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